A constelação familiar (Familienstellen) é para todos, mas não é para qualquer um!

* Por Cláudia Fortuna. Consteladora Familiar, Empresarial, Administradora de Empresas e escritora 

A Constelação Familiar é pautada em “ordens”, as quais o filósofo alemão Bert Hellinger denominou de Ordens do Amor. O amor é muito importante para resolução de conflitos e dificuldades em diferentes sistemas, mas por si o amor não consegue organizar. Necessita algo externo que promova o ordenamento e revele o que estava oculto e interferindo, clamando por ser visto e incluído. Então no jargão constelatório usa-se a seguinte frase: a ordem precede o amor. 

Para que o amor flua ou volte a fluir é necessário olhar, incluir e ordenar. Os sistemas que mais têm utilizado as constelações atualmente com notórios benefícios são: familiar, judiciário, pedagógico, saúde e empresarial. Em qualquer sistema quando algo insiste em se manifestar reiteradas vezes, é um alarme de que esse “algo” precisa ser olhado, incluído e ordenado. Um exemplo disso é o que ocorre em uma família quando o filho tem tudo para obter boas notas na escola e não consegue. Já vi em muitas constelações que um dos pais ou ambos, não tinha podido estudar, e o filho de forma a honrar o pai também não estuda. Esse movimento não é feito de forma consciente, é feito por amor, um amor cego.

Um outro caso constelatório bastante comum é ter numa empresa um determinado cargo que ninguém fica muito tempo. Quando se olha o histórico, às vezes em outra gestão, houve uma demissão injusta de quem ocupava esse cargo. Mesmo na área da saúde, quando famílias têm doenças que vêem se manifestando em várias gerações é importante olhar através da constelação, pois essa repetição pode ser interrompida. Nota-se que famílias inteiras morrem do coração, em quanto em outras famílias são questões respiratórias, algumas são problemas na coluna ou câncer, e assim por diante. Assim fica bastante claro o quanto a constelação pode ser amplamente usada em diferentes áreas e para diferentes pessoas, de forma que se pode afirmar que se a constelação familiar serve para todos, mas os especiais, os buscadores que existem em cada família, são os que primeiro sentem o chamado e vão atrás.

Quem tem familiares que já constelaram agradeçam porque esse benefício é para todos.

Rua Adão Baino 146 sala 322
Bairro Cristo Redentor – POA – RS