A importância do SIM e do NÃO para os relacionamentos

* Por Cláudia Fortuna. Consteladora Familiar, Empresarial, Administradora de Empresas e escritora 

Você sabia que todas as relações dependem de duas palavrinhas para evoluírem ou não? De onde vem a força dessas duas palavras, o sim e o não, segundo a Constelação Familiar (Familienstellen)?

     Qual a importância delas para os relacionamentos? Para os acostumados com os termos usados pela Constelação Familiar (Familienstellen) é bastante comum o entendimento que todas as relações ficam sujeitas a leis da hierarquia e da precedência. Aprofundando o olhar, nem todas estão regidas por essas duas leis, pois as relações de casal são exceção. Toda relação de casal só inicia quando ambos chegam no relacionamento. Não tem alguém que chegou antes, então a hierarquia não se aplica nesse caso. Ambos chegam ao mesmo tempo no relacionamento. Também não tem alguém mais importante, portanto, a lei da precedência não faz sentido aqui. No casal a responsabilidade também é igualitária, partilham a responsabilidade tanto do sucesso como do fracasso do relacionamento. Muitas pessoas chegam numa sessão de Constelação Familiar (Familienstellen) para olhar para seu relacionamento e trazem mágoas, raivas, decepções em relação ao parceiro, como se esse tivesse feito mais, tivesse maior responsabilidade. Geralmente o que a Constelação Familiar (Familienstellen) mostra é que ambos são os responsáveis, seja por dizerem SIM ou por dizerem NÃO. 

        Um outro caso constelatório bastante comum é ter numa empresa um determinado cargo que ninguém fica muito tempo. Quando se olha o histórico, às vezes em outra gestão, houve uma demissão injusta de quem ocupava esse cargo. Mesmo na área da saúde, quando famílias têm doenças que vêem se manifestando em várias gerações é importante olhar através da constelação, pois essa repetição pode ser interrompida. Nota-se que famílias inteiras morrem do coração, em quanto em outras famílias são questões respiratórias, algumas são problemas na coluna ou câncer, e assim por diante. Assim fica bastante claro o quanto a constelação pode ser amplamente usada em diferentes áreas e para diferentes pessoas, de forma que se pode afirmar que se a constelação familiar serve para todos, mas os especiais, os buscadores que existem em cada família, são os que primeiro sentem o chamado e vão atrás.

Então, se você luta para conseguir dizer um não com convicção e força pode ser interessante você constelar esse tema. Cláudia Fortuna - Junho de 2021.

Rua Adão Baino 146 sala 322
Bairro Cristo Redentor – POA – RS