Health Yourself: Hy, a doce indulgência possível

Health Yourself: Hy, a doce indulgência possível

  A Maria Bolachinha, da jornalista Biba Retamozo, fechou. Criada a partir do gosto pela gastronomia e de uma de vontade de alimentar as pessoas com memórias afetivas que a chefe de confeitaria nutre desde os oito anos, quando aprendeu a cozinhar, a doceria dá espaço a um novo projeto. Nasce, então, a Hy Organic Food – Health Yourself, que vai mixar todo esse carinho de Biba pela gastronomia com qualidade e tecnologia de alimentos.
 
 Afinal, como ela mesma defende, “comida é cultura, é memória, é afeto, é frescor mas, me arrisco a dizer, é saúde também”. Biba refere-se à tendência pela busca de uma alimentação saudável e orgânica, que não é mais apenas uma “modinha”, mas, no seu ponto de vista, uma necessidade. 

Doces plant-based
  Após nove anos trabalhando com eventos personalizados e doces sob encomenda, e depois de muita pesquisa e testes de forno e fogão, a empresa da bonequinha dá espaço ao novo empreendimento de Biba, uma fábrica de sobremesas que já está em fase de implantação neste mês de dezembro, em Porto Alegre. A empresa vai produzir sobremesas sem glúten e sem ingredientes de origem animal (logo, sem lactose), e está em fase de certificação orgânica de seus produtos.

Biba Retamozo Cozinheira, Padeira e Confeiteira e fundadora da Hy Organic Food - Health Yourself

  A nova linha de doces segue a orientação plant-based, que vem sendo muito disseminada, e que prima por produtos de qualidade superior, minimamente processados e elaborados a partir de ingredientes vegetais. A preocupação pelo fit, pelo saudável, vem antes nessa escola de gastronomia.
“A ideia é entregar sabor, mas também saúde, em um bocadito de indulgência possível”, diz Biba. “Hoje as pessoas buscam compensações e estão sempre contando calorias para comer, e isso está errado; é preciso ter qualidade nas escolhas e o doce pode estar incluído, se for elaborado com cuidado”, complementa.

Trufas de chocolate intenso, Trufas 50% cacau e Trufas Marzipan

 Para alcançar o propósito, a confeiteira dedicou-se por dois anos às pesquisas e contou com a ajuda do itt Nutrifor, instituto de tecnologia de alimentos da Unisinos para o desenvolvimento dos seus produtos.
Serão sobremesas individuais preparadas com oleaginosas, frutas, proteínas e leites vegetais, linhaças e com uma farinha especial elaborada pela própria empresa: “Mais do que usar ingredientes que estejam no menor raio possível, para controlar nossa pegada de carbono, nossos doces vão se utilizar de insumos preparados na própria empresa, como nossa farinha de grão de bico e nossos leites vegetais”, explica Biba.

Certificação orgânica
Desde o início de sua trajetória trabalhando por uma fusão da sua culinária com a agroecologia, insumos orgânicos e uma confeitaria fora da caixa, Biba desenvolveu, para a nova empreitada uma linha de fudges de chocolate brasileiro, trufas para todos os gostos – 50% cacau, chocolate intenso e amêndoas – e tortas para a família e em porções individuais. “Esse é o caminho que vamos trilhar agora, de elabo-
rar doces orgânicos gostosos e acessíveis”, comemora a chefe.

A ideia é estar ao alcance da mão do consumidor até o fim do ano, em empórios, cafeterias e supermercados, facilitando a distribuição e adoçando um número cada vez maior de pessoas. “Primamos muito pela qualidade, então vamos nas origens dos melhores ingredientes, controlando cada passo da produção para entregar sabor e segurança de alimentos”, diz Biba, que é formada Especialista na Gestão da Segurança de Alimentos pelo Senac-SP. “Essa é uma opção da nossa empresa de não produzir nada com ingredientes que, sabidamente, fazem mal à saúde e não acrescentam em nada em termos de sabor e estética”, salienta a cozinheira.

Biba Retamozo trabalhou como editora de veículos de comunicação no Rio Grande do Sul, e após dez anos de jornalismo, decidiu estudar para ser cozinheira, padeira e confeiteira. Trocou as letras pelas panelas e em 2009 abriu a Maria Bolachinha – Deliciaria Exclusiva, que, com sede em Porto Alegre (RS), atuou em diversas frentes do mercado de alimentação, oferecendo catering, mesas de doces, doces artesanais e de raiz, coffees breaks, almoços e jantares sociais e empresariais, além de presentes e lembrancinhas comestíveis.

Caramelo de Amêndoas

Sustentabilidade
  Outro valor muito importante para a Hy Organic Food, segundo sua idealizadora, é a busca pela sustentabilidade. Além de realizar o gerenciamento de resíduos de produção com a ajuda de uma empresa especializada (Arco – Ações para Reciclagem e Compostagem) – que recolhe seus resíduos orgânicos e recicláveis toda semana -, Biba busca opções de logística reversa, reciclagem de potinhos e utilização de papel semente nos seus materiais.

  Seus produtos também foram todos pensados de forma que os ingredientes fossem utilizados de forma integral, assim, cada fudge de amêndoas, por exemplo, leva amêndoas processadas, leite de amêndoas e é elaborado com a farinha da própria oleaginosa. “Queremos produzir a menor quantidade possível de lixo, e o que gerarmos, vamos encaminhar da forma correta”, salienta Biba.
“Somos também contra o desperdício, então estimulamos nossos clientes a pensarem um pouco mais sobre o mundo que estamos construindo”, conta a confeiteira. “O raciocínio é fácil: com menos desperdício, há menos fome e menos lixo.”, finaliza a empresária.

www.hyorganic.com.br
hy@hyorganic.com.br
(51) 99.762.7640
@hyorganic