A marca da sua empresa é registrada?

A marca da sua empresa é registrada?

* Por Henry Herbert Muhlbach Jr – Advogado OAB- 51.833-B RS

Henry Herbert Muhlbach Jr - Advogado

   Desde o nascimento de uma empresa, o empresário deve ter o cuidado de registrar a sua marca, pois somente com o registro ele poderá usufruir em patrimônio dos direitos da propriedade intelectual.
O órgão responsável pelo registro de uma marca no Brasil é o INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial. O profissional devidamente habilitado, poderá fazer um estudo sobre as possibilidades passíveis de registro e orientar o empresário da melhor forma, para realizar o pedido da marca no INPI.
  Muitos empresários, confundem registro da marca com o registro da empresa na junta comercial. A razão social é o registro da empresa na Junta Comercial, enquanto que a marca registrada é o registro da marca no INPI.
  Uma empresa poderá ter infinitas marcas, pois a marca identifica o produto ou o serviço, e a razão social identifica a empresa (pessoa jurídica). 

  Pequenos empresários, geralmente criam oportunidades com muito suor ao longo dos anos e conseqüentemente começam a ver os frutos renderem. A clientela cresce e se fideliza, o faturamento sobe o suficiente para você até pensar em expansão, tirando da gaveta aqueles velhos planos de ampliação, abertura de uma filial ou, quem sabe, até arriscar começar um sistema de franquias. Daí você lembra que lá no começo do negócio algum amigo perguntou se você já tinha registrado sua marca, mas você deixou mais pra frente, quando estivesse sobrando uma verba. Então, o empresário corre atrás do tempo perdido e inicia o processo de registro de sua marca e se depara com uma notícia, no mínimo, desanimadora: alguém iniciou o processo de registro de marca semelhante.

  Por isso é imprescindível, buscar apoio de um profissional especializado em registro de marca. Ele vai poder aconselhar qual o melhor caminho a tomar, e quais as probabilidades de sucesso.
É melhor prevenir do que remediar.
  O melhor a fazer é separar parte do seu capital para investir no pedido de registro ao iniciar o negócio, para que você seja o primeiro da fila e não tenha esta dor de cabeça.

Faça hoje mesmo o pedido de registro da sua marca.

Henry Herbert Muhlbach Jr. – Advogado OAB- 51.833-B RS

(51) 98336-0160​