Você sabia que a Constelação Familiar tem pernas próprias e flui por si mesma?
* Por Cláudia Fortuna. Consteladora Familiar, Empresarial, Administradora de Empresas e escritora
Da mesma forma que água deve fluir sem esforço para um ralo bem colocado, seguindo a natureza e a lei da gravidade, os movimentos da vida devem seguir para onde há força.
Para onde a água flui? A água flui em direção ao local mais baixo, da mesma forma que a Constelação segue em direção à força, ao nó onde está o emaranhamento. Quem vem constelar traz uma “pretensa” questão ou queixa. Essa questão funciona como uma pista do ponto inicial. Depois, a Constelação vai, por si mesma, independente da sua vontade. O que é Campo mórfico? É o campo que modela as relações e faz com que elas, sistemicamente, repitam. Até uma força externa atuar e modificar isso. A quem serve o campo mórfico? O campo que se mostra na Constelação não é linear e nem serve à vontade de um. Ele serve ao todo. Muitas são as vezes em que a pessoa deseja olhar para uma questão em particular e a Constelação vai em outra direção.
Ao expor uma questão necessita deixar fluir, pois assim o que precisa ser visto, incluído e ordenado é achado. Como as forças invisíveis atuam? As forças invisíveis conduzem a Constelação para algo essencial. Não necessariamente o que o cliente deseja ou mesmo o que supunha estar oculto. Essas forças invisíveis atuam sempre no sentido de algo maior e estão a serviço desse algo. Dá para manipular o campo mórfico?Muitas pessoas pensam que o campo mórfico é suscetível à manipulação ou vontade individual. Grande engano. O campo flui para o que traz maior inclusão e amor.
O que pode ocorrer ao constelar o emprego anterior?Cada Constelação é única. Por exemplo: uma pessoa veio olhar para seu trabalho anterior. A Constelação partiu desse ponto. Ao se desenvolver chegou na relação do cliente e sua mãe, pois lá estava a força e a solução.Quem se beneficia com a Constelação? Assim é a Constelação: simples e surpreendente. Quem assiste também aprende, fica tocado e emocionado. Ela atua em todos, mesmo nos ausentes.