Engenheiro de som ensina como montar um home studio com pouco investimento

Engenheiro de som ensina como montar um home studio com pouco investimento

Aos 19 anos, Jonathan Maia integrou à equipe da Rede Globo como operador de captação. Em 10 anos de casa, alcançou o reconhecimento de seus colegas de trabalho, atuando como engenheiro de gravação em programas músicas como, The Voice Brasil, a equipe recebeu o prêmio Globo de Entretenimento 2014, The Voice kids, indicado ao Emmy 2017, Super Star e Pop Star. Aos 27, recebeu o prêmio Profissão Entretenimento de melhor técnico e captação de áudio.

Passos de quem sabe o que quer
Em Los Angeles, nos EUA, o engenheiro vem aprimorando seus conhecimentos em cursos técnicos de produção de áudio. Já esteve no Capitol Studio, em Hollywwod, atendendo ao Master Class com Al Schmitt, engenheiro de gravação com mais de vinte Grammys. Membro do Audio Engineer Society (AES) em Nova York, esteve também aprimorando seus conhecimentos com os engenheiros de gravação do grupo Mix With The Masters.
Acredite em você, faça seu som
Assim como Jonathan Maia deu início à carreira gravando e mixando sons em casa, “qualquer pessoa que tenha interesse na área de gravação e produção musical pode montar o próprio estúdio, com um capital inicial razoável”, acredita o engenheiro.

Veja o que é preciso:
Computador – O avanço na manipulação do áudio digital, aliado a continua diminuição dos custos, foram fundamentais para a popula-rização do uso do computador para a produção musical. Nele, você instalará sua DAW (Digital Audio Workstation), um programa contendo diversos recursos, como a possibilidade de gravação e manipulação de áudio, inserção de plugins de efeito, instrumentos virtuais e diversos outros recursos para produção musical.

Softwares – Existem muitos softwares para gravação no mercado, como o Pro tools, Ableton Live, Cubase, Sonar, etc. As configurações mínimas da máquina dependerão de sua utilização. Se você deseja realizar gravações com trinta ou mais faixas de áudio, precisará de uma máquina de áudio potente, possivelmente com processador Intel Core i7, 8GB ou mais de RAM e um HD com no mínimo 500gb ou mais. Mas caso você deseja realizar gravações mais simples, um i5 com 4GB de RAM já devem ser mais que suficientes.

Placa de som – Hoje em dia é muito comum a presença de interfaces de áudio externas ou internas em estúdios caseiros, fazendo a ponte entre os instrumentos e seus softwares no computador. Elas acoplam em um só aparelho pré-amplificadores, que servirão para você ligar microfones ou instrumentos, e conversores analógico-digital, que irão converter o som em informações que serão lidas pelo seu computador. Além disso, muitas delas contam com processador digital de sinal (DSP), que divide as tarefas de processamento com a CPU do computador. Se você deseja realizar gravações de vocais, guitarras, baixos, baterias, é bem essencial ter uma dessas por perto. Marcas com modelos de baixo custo e boa qualidade são a MAudio Fast Track, Focusrite e PreSonus. Marcas como UAD, Apogee, MOTU, etc, custam mais e oferecem qualidade superior, tanto nos pré-amplificadores como nos conversores de sinal.

Microfones – Para gravar vozes, bateria, amplificadores de guitarras e outros sons, um bom microfone é essencial. Em geral, na produção de música eles se dividem em duas esferas: os dinâmicos e os condensadores. Os microfones dinâmicos captam de maneira mais direta uma fonte, são menos sensíveis e mais “duros”. São utilizados para captar amplificadores de guitarra, instrumentos de percussão, partes da bateria, instrumentos de sopro e outras coisas, sendo o mais famosos o Shure SM57, SM58, Sennheiser MD421. Já os microfones condensadores são mais sensíveis e captam mais dinâmica e ambiência, sendo utilizados para voz, violão, para a bateria como um todo, captando o efeito da propagação de seu som no ambiente. Um bom exemplo e com baixo custo para os condensadores é o AKG 414, muito versátil. Apesar das utilizações citadas acima, não há garantia de um bom resultado. Aqui fica a ideia de experimentar os diversos microfones e suas possibilidades de posicionamento em relação à fonte sonora.

Monitoração de Áudio – É importante ter um bom par de caixas de som para a monitoração de áudio, ouvindo o que você gravou para ter uma ideia do resultado e eventuais mixagens. Algumas dessas caixas podem ser ligadas diretamente à interface/placa de áudio, sendo desnecessária a presença de um amplificador ou receiver. Apesar do que muitos dizem, é possível sim monitorar com um bom par de fones de ouvido, buscando sempre pela maior fidelidade de reprodução de áudio. O problema de possuir um fone de ouvido não muito fiel é que você não estará ouvindo o que realmente gravou e, na hora de mixar, cortará ou amplificará frequências que, ao serem reproduzidas em outros aparelhos com configurações diferentes, apresentarão resultados diferentes.
Dicas importantes – Muitos usuários utilizam controladores MIDI para obter um maior domínio sobre seus programas de áudio. Com eles, você consegue tocar instrumentos virtuais, além de alterar parâmetros como volume, panorâmica e configurações dos VST’s. Apesar de não ser estritamente essencial, ajuda e muito no processo de criação e mixagem.
· Conhecimentos de captação de áudio e mixagem serão importantes caso você queira produzir suas faixas em casa, sem depender de terceiros. São as principais etapas para a criação de faixas eletroacústicas, sendo ambas determinantes para o resultado final. Uma boa captação irá lhe garantir maior sossego durante a mixagem e masterização da faixa, sendo muitas vezes difícil resolver problemas da mesma durante a etapa mixagem.
· Muito importante os tipos de cabos que você vai usar para poder ligar seus equipamentos. Na minha opinião, onde não se deve economizar são nos cabos, procure sempre os melhores com boas soldas e bom conectores.

Jonathan Maia é engenheiro de som, graduado em Produção Fonográfica pela Faculdade Estácio de Sá / Rio de Janeiro, estudou contrabaixo na Escola Villa-Lobos, (RJ) e especializou-se em Áudio no Instituto de Artes e Técnicas em Comunicação (IATEC). Atualmente vive em Los Angeles e vem aprimorando seus conhecimentos com diversos cursos de produção de áudio, como: Pro Tools, Waves e Dante.